Webinar: Saúde, Biodiversidade, Segurança Hídrica e Saneamento: Dilemas, Desafios e Oportunidades

Data
2020Editor
BrasilAutor (direito patrimonial)
Fundação Nacional de Saúde (Funasa)Autor (direito autoral)
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) convidou acadêmicos e pensadores para um Webinar com o tema central "Saúde, Biodiversidade, Segurança Hídrica e Saneamento: Dilemas, Desafios e Oportunidades". Durante o evento, cada palestrante faz uma abordagem sobre o tema.
A diretora do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), Deborah Roberto, faz a abertura, saudando os convidados e contextualizando o tema em relação ao saneamento e a saúde ambiental brasileira.
Participam ainda as seguintes personalidades, com suas respectivas abordagens:
Carlos Henrique Guedes (Brasil) - Coronel de Infantaria do Exércio Brasileiro e Assessor Especial e Enlace com o Governo Federal do Governo do Estado de Minas Gerais (MG).
Abordagem: O Acesso à água como ferramenta para a cidadania.
Oscar Rivas (Paraguai) - Ex-ministro do meio ambiente do governo do Paraguai; arquiteto; especialista em sustentabilidade e ordenamento territorial; diretor do Instituto Socioambiental del Sur - Escola da Sustentabilidade; Membro da Comissão de Defesa dos Recursos Naturais no Congresso Nacional; professor de Ordenamento Territorial na FADA, Universidad Nacional de Asunción. Membro da Comissão Nacional de Mudanças Climáticas do Paraguai.
Abordagem: Resiliência dos territorios e ecosistemas habitados pela especie humana e os bens comuns da natureza.
Fábián Lazló (Brasil) - cientista, aromatólogo e CEO do Grupo Laszlo.
Abordagem: Biodiversidade, óleos essenciais e e saúde: contribuições da aromatologia para as pessoas e a natureza.
Maria Manuela Morais (Portugal) - Doutorada em Biologia pela Universidade de Évora, é professora no Departamento de Biologia da mesma Universidade. Possui Mestrado em Qualidade e Gestão do Ambiente; Mestrado em Engenharia dos Recursos Hídricos; Mestrado em Ciências e Tecnologia da Terra, da Atmosfera e do Espaço; Mestrado em Gestão e Políticas do Ambiente. É diretora do Laboratório da Água da Universidade de Évora, onde desenvolve trabalho científico nas áreas de estrutura e funcionamento de ecossistemas aquáticos de águas interiores; gestão de bacias hidrográficas de características mediterrânicas; ecologia de comunidades aquáticas; conservação e reabilitação de sistemas aquáticos e definição de medidas mitigadoras. É membro integrado do Instituto de Ciências da Terra e da Atmosfera (ICT), onde é responsável pela linha de Água, Ambiente e Processos Superficiais.
Abordagem: Água, saneamento e pandemia: convergências desafiadoras para o momento do mundo.
Luiz Oliveira (Brasil) - Filósofo, pensador integral, especialista em programas para o desenvolvimento sustentável, ex-membro da CTMIP - 17 ODS/Agenda 2030 junto à Presidência da República. É fundador e presidente do Instituto Espinhaço, Organização da Sociedade Civil.
Abordagem: Saúde e natureza: dualidades na mente humana.
Geraldo Majela Moraes Salvio (Brasil) - Biólogo, Mestre em Ciências Biológicas, Comportamento e Ecologia Animal (UFJF) e Doutor em Engenharia Florestal (UFLA). Membro da Society for Conservation Biology (SCB) e diretor da Sociedade de Ecologia do Brasil (SEB). Atualmente, lidera um grupo de pesquisadores que, por meio do Laboratório de Biologia da Conservação do IFSUDESTEMG, Campus Barbacena, acompanha o comportamento e a dispersão do SARS-CoV 2 no Brasil e Mundo, numa perspectiva ecológica e conservacionista.
Abordagem: Biodiversidade e pandemia: sinergias e conexões. Vídeo institucional (2020)
Assunto
Coleções
Visor de YouTube
Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0), que permite Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material. De acordo com os termos seguntes: Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. NãoComercial - Você não pode usar o material para fins comerciais. CompartilhaIgual - Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Estudos de Direito do Saneamento
Fundação Nacional de Saúde (Funasa) (Funasa; Brasil; Distrito Federal; Brasília 2020)A presente publicação reúne os textos apresentados pelos Procuradores da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) no Curso de Extensão de Direito do Saneamento, organizado pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade ... -
Na Amazônia, Saúde Chega de Barco
Fundação Nacional de Saúde (Brasil; Distrito Federal 2006-11)Apesar de não poder contar ainda com o nível adequado de investimentos no setor de abastecimento de água potável e de saneamento em nosso país, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vem se esforçando para cumprir a missão ... -
Cemitérios como Fonte Potencial de Contaminação das Águas Subterrâneas Região de Cuiabá e Várzea Grande (MT)
Migliorini, Renato Blat; Silva, Edinaldo de Castro e; Salomão, Fernando Ximenes de Tavares; Vecchiato, Antônio Brandt; Shiraiwa, Shozo; Moura, Ivanete Barbosa de; Lima, Zoraidy Marques de; Zeilhofer, Liliana Victorino Alves Corrêa (Funasa; Brasil; Distrito Federal; Brasília 2007)Este trabalho foi financiado pelo Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento implantado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp). A pesquisa foi realizada ...